Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Seis estados do Nordeste recebem cisternas!


Mais de 2,2 mil famílias são beneficiadas com o programa Água para Todos

Na última semana mais de 2.246 famílias do semiárido de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão receberam cisternas de consumo do Programa Água para Todos. O balanço do programa registra 36.717 famílias beneficiadas até o momento com os reservatórios, que são destinados a acumular a água dos períodos de chuva para garantir tranquilidade a essas populações nos períodos de
Até o momento mais de 36 mil famílias foram beneficiadas com os reservatórios
60 mil beneficiários terão sido validados em 95 municípios – o que significa que mais 23.283 famílias terão sido aprovadas, de acordo com os critérios do Plano Brasil sem Miséria, para receber as cisternas do programa. As 36.717 famílias beneficiadas até agora estão espalhadas por mais de cinco mil comunidades de 65 municípios situados no semiárido.
“São populações difusas que estão na linha da pobreza ou da extrema pobreza, algumas delas encontrando-se isoladas, e que antes do programa não tinham acesso à água por outros meios – como adutoras, sistemas simplificados de abastecimento de água, poços”, explica o coordenador do Água para Todos na Companhia de Abastecimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira.
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf.
Cisternas
As cisternas do Água para Todos instaladas pela Codevasf, têm capacidade para armazenar até 16 mil litros de água de chuva captada dos telhados das casas. É esta água, acumulada no período chuvoso, que garantirá a tranquilidade das famílias nos períodos de estiagem prolongada.
Os reservatórios possuem tecnologia moderna testada e aprovada em países como México, Austrália e Indonésia. As principais vantagens do equipamento são a resistência do material e a rapidez de execução e condições de armazenamento, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. A água adequadamente armazenada pode ser usada para beber, cozinhar e escovar os dentes, entre outras tarefas da rotina das famílias. 
Para ler mais notícias, clique AQUI e Também curta nossa página Facenordeste !
FONTE: ONordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário

▲ Topo