O presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro (PB), ocupou a tribuna da Câmara para fazer um apelo ao governo federal por mais recursos e investimentos estruturantes para minimizar os efeitos da seca na Paraíba. Segundo ele, a pior dos últimos 40 anos e uma das mais inclementes de todas as 73 já registradas na região, desde 1559.

Números apresentados por Ruy Carneiro apontam que 91% da população de todo semiárido estão atingidos pela seca, o que corresponde a 20 milhões de nordestinos. “Desse total, mais de 8 milhões vivem na zona rural, sofrem sede e o desespero de verem seus rebanhos quase completamente dizimados”,sublinhou.
Ele apontou que muitos dos caminhões-pipa autorizados completam, em dez ou quinze dias, toda a quilometragem contratada para o mês. “Não é que rodem muito, a quilometragem estabelecida é que é insuficiente. Durante o restante do mês, a sorte do sertanejo é inapelável: ou fica sem beber, ou compra água a R$ 100 ou R$ 120 reais a carrada, mais do que o repasse mensal da bolsa estiagem enviada pelo governo”, protestou.
Ele cobrou uma política especifica para o semiárido com uma melhor logística de distribuição de ração, uma vez que a agricultura nordestina sofreu, no ano passado, perdas de cerca de 80%. “Os rebanhos foram reduzidos à metade. A produção do leite caiu 70%. Até as abelhas sofreram, uma vez que a apicultura também perdeu cerca de 70% de sua produção. Nem os poucos perímetros irrigados se livraram dos prejuízos e amargam perdas em torno de 50%”, citou Ruy.
O parlamentar citou a campanha SOS Seca Paraíba, inciativa da Assembleia da Paraíba que percorreu 50 municípios. Ruy observou que o Nordeste brasileiro é a região semiárida mais chuvosa do mundo. “Por que, então, já na segunda década do século XXI, o nordestino não tem sequer uma cuia d’água pra beber?”, questionou.
O deputado concluiu pedindo soluções imediatas para o semiárido, como a limpeza de açudes e barreiros preparando-os as próximas chuvas e a utilização de tecnologias. Além da suspensão, de imediato, de todas as execuções promovidas pelos bancos oficiais contra os agricultores da área da seca, bem como a implantação de um ponto de água em cada propriedade rural e conclusão da obra de transposição do São Francisco. No seu discurso o parlamentar recebeu apoio dos deputados federais Benedito de Lira (PP-AL) e Jutahy Magalhães (PSDB-BA).
FONTE: ONordeste
Sem comentários:
Enviar um comentário